É sempre a mesma melodia…
Por uma questão de alternativa, o conselho superior do almoxarifado achou por bem promover audiências com os partidos marginais, mas legais, legais, aqueles que vão a votos e voltam depenados, sem representantes na casa beneditina. Os partidos do regime não davam uma para a caixa, a bancarrota já se aferrara ao batente da porta de entrada e todo o mundo olhava de través par as gentes que ali habitavam.
- Aumente-se o PIB, logo a despesa pública estreita. Assim nos livramos da ignomínia! – sentenciou o porta-voz do partido ouvido em primeiro lugar.
O alto comissário popular para os partidos ficou de cara à banda, pestanejou repetidas vezes e livrou-se airosamente de inoportuno engasgamento. Retomada a compostura, ordenou à comitiva, de dedo em riste, que a comitiva saísse pela porta do cavalo.
- Encubra-se a despesa pública, por uma operação de cosmética estatística comprovadamente eficaz. Assim nos livramos da ignomínia! – alvitrou o porta-voz do partido ouvido em segundo lugar.
O alto comissário popular para os partidos cofiou bigode e pêra, coçou o cocuruto e teve um ataque de bílis. Recomposto, ordenou à comitiva, de dedo em riste, que se sumisse pelas cavalariças.
- Restrinja-se o gasto de consumíveis, de produtos de limpeza e da conta da água e da luz, a fim de cortar na despesa. Assim nos livramos da ignomínia! - aventurou-se o porta-voz do partido ouvido em terceiro lugar.
O alto comissário popular para os partidos pôs um nariz de palmo e meio, esmagou uma barata intrometida e conteve um espasmo cerebral. Reconciliado com o seu ego, ordenou à comitiva, de dedo em riste, que se apressasse a dar uma volta ao bilhar grande.
- Tragam o FMI, antes que o país atinja o fim e solte o último suspiro. Assim nos livramos da ignomínia! – atreveu-se a porta-voz do partido ouvido em quarto lugar.
O alto comissário popular para os partidos pôs cara de poucos amigos, arrancou um pêlo do nariz e soltou uma imprecação entre dentes. Reposta a normalidade, ordenou à comitiva, de dedo em riste, que fosse em demanda da linha do litoral das plagas da Caparica.
- Mude-se a regência de alto a baixo que está farta de encenar golpes de baú e de atirar areia para os olhos do povinho. Assim nos livramos da ignomínia! – arengou o porta-voz do partido ouvido em quinto lugar.
O alto comissário popular para os partidos abriu a boca no máximo do seu perímetro externo, trinchou uma bola de Berlim e continuou a respirar a largos sorvos. Reanimado, mandou à comitiva, de dedo em riste, que fosse em demanda de gambozinos.
- Habilite-se os empresários a vender na estranja louça das Caldas, galos de Barcelos, azeite, o vinho, fado, Fátima e a via verde. Assim nos livramos da ignomínia! – tartamudeou a porta-voz do partido ouvido em sexto lugar.
O alto comissário popular para os partidos atirou uma murraça às porcelanas, aos quadro de renome e desfez 2 tapeçarias antigas. Com todos os sinais vitais normalizados, mandou à comitiva, de dedo em riste, que fosse pentear macacos.
- Imponha-se a reabilitação, a avaliação e a refundação dos serviçais públicos e a preservação da classe imperial e empresarial. Assim nos livramos da ignomínia! – sugeriu a porta-voz do partido ouvido em sexto lugar.
O alto comissário popular para os partidos engoliu sofregamente 6 pasteis de Belém e 6 bolinhos de bacalhau regados com uma rasão da pomada da casa. Tem-te-não-caias, pôs o dedo em riste e mandou que a comitiva fosse em paz marrar com o comboio de Chelas.
O alto comissário popular para os partidos descansou nos 6 dias e 6 noites seguintes. Curada a ressaca, compôs a postura e pôs a vestimenta a condizer com a última comenda recebida. Nestes preparos, convocou o regedor da pataqueira freguesia e disse-lhe que pretendia passar os olhos pelo último orçamento de obras, por ele elaborado. Assinou-o. Acto imediato, despachou a deportação para as Berlengas dos serviçais do almoxarifado, a bem ou a mal. Com garbo, pediu asilo político ao principado da Pontinha. Ainda teve tempo de ouvir os tambores rufarem, à passagem dos patos-bravos transvestidos de gatos-pingados.