Miragem
Ocorria uma desgraça no Suriname? Ele e a sua organização esportulavam uma pipa de massa, tentando animar e a remediar. Dependia duma entidade que lhe permitia não ficar de mãos atadas em situações de aperto. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
Ocorria uma catástrofe nas ilhas Salomão? Aqui me vou a dar uma mãozinha, com a minha malta, é garantido. Teria de viajar para os antípodas, mas pouco importava, havia vidas em perigo e exigia-se pertinácia e brevidade na acção. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
De todas as vezes que falava, na hora da partida para nova missão humanitária, aparentava sorriso lesto, vidrinhos brilhantes e olhos comovidos. Nos intervalos que desfrutava entre 2 viagens humanitárias, ninguém lhe punha a vista em cima. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
Um dia encasquetou a ideia de que a borrasca tinha batido à porta dos compatriotas e ele podia socorrê-los. De ar pachola, anunciou que se candidatava a xerife, cargo que lhe ficaria a matar. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
No dia D, recolheu boa bolada de votos, mas não foi primeiro, o que não lhe nublou um pouco o sorriso. Confessou que ficava reconhecido a quem por ele se tinha decidido. Impante de orgulho, apesar de tudo, garantiu que um dia voltaria à carga. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
A próxima experiência caiu dos céus aos trambolhões. Tinham sido convocadas eleições gerais, porque o maioral estava queimado. Convenceram-no a terçar armas por uma boa causa, em troca da chefia da duma. Aceitou sem pestanejar, enquanto o diabo esfregava um olho. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
Participou em arruadas, em comícios, em acções de porta-em-porta e sessões de esclarecimento caseiras. As sondagens convenceram-no que a vitória do partido que tomou para si estava no papo, o que veio a suceder. Sentia-se vocacionado para a prática do bem e atirava-se a ela.
Os mandatários da sociedade civil fizeram, em urna, a votação para a chefatura vaga. Para sua mágoa, não conseguiu os votos necessários, nem à primeira, nem à segunda tentativa. Quando abandonou o edifício da contagem dos votos, olhou para trás e viu que uma criança e uma galinha disputavam um bocadinho de pão. Intrigado, seguiu em frente e só mais tarde soube que tudo não passara de uma miragem.