O meu concelho é melhor do que o teu
Ao autarca foi proposto um comentário ao ranking das escolas. Sim, senhora, acho bem, é uma boa maneira de aferir o grau de sucesso, a organização e a capacidade dos docentes, discentes e restantes funcionários. Alguém chamou a sua atenção para o facto de que tinham sido escamoteadas variáveis como o nível económico, estrato social e proveniência dos alunos, o que poderia produzir outros resultados. «Desculpas de mau-pagador!»
Ao autarca foi proposto um comentário ao ranking dos hospitais. Sim, senhora, acho bem, é uma boa maneira de aquilatar do grau da competência dos administradores, das perfomances dos médicos e enfermeiros e restantes funcionários, além do grau de satisfação dos doentes. Alguém chamou a atenção para o facto de terem sido medidos de preferência a efetividade dos cuidados prestados, a eficiência das organizações de saúde e mal o seu desempenho financeiro, o que poderia produzir outros resultados. «Desculpas de mau-pagador!»
Ao autarca foi proposto um comentário ao ranking das universidades. Sim, senhora, acho bem, é uma boa maneira de apuramento da qualidade da reitoria, dos lentes e restantes funcionários, da produção científica e da capacidade de captar alunos e profissionais estrangeiros. Alguém chamou a atenção para o facto de não terem sido propriamente medidos o grau de preparação efetivo dos alunos e a acuidade da sua integração no mundo do trabalho, o que poderia produzir outros resultados. «Desculpas de mau-pagador!»
Ao autarca foi proposto um comentário ao ranking dos municípios. «Rais parta esse estudo mailos autores de meia-tigela que o pariu! Não há respeito pela longevidade da minha autarquia, só se preocupam com a autarcia deles. Escamotearam acintosamente o número de camas de hotel e hospital, a extensão das áreas verdes, o volume dos bens transacionáveis, o apoio a necessitados. Esqueceram-se de outros indicadores, como a qualidade dos caminhos por fazer, a limpeza dos arvoredos, o efetivo de botequineiros, a gratuitidade do acesso aos monumentos vindouros, só para dar alguns exemplos! Se nos fosse feita justiça, deveríamos estar num dos 10 primeiros e não nos últimos da tabela. Cambada de lambe-botas, de engraxadores sem caixa, de especialistas de coisa nenhuma, polichinelos de espinhela caída, flibusteiros! Se os autores da gracinha não se retratarem, eu componho-lhes o retrato, sou muito homem para lhes dar cabo do canastro, das canelas e dos canhenhos deles!»
Ao autarca verberante foi proposta um direta, nessa noite, de forma a pôr a escrita em dia, não fosse o mundo acabar e ele ter de prestar contas atabalhoadas, lá em cima.