Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

oitentaeoitosim

29
Set21

Excetivo

Jorge

Estavam marcadas eleições, na república.

De Evelino sabe-se ser um tipo bem arriado, de saúde cuidada, com bom emprego, casinha própria já paga, detentor de carrinho de média gama. Dotado de verbo fácil, ele sabe de poda eleitoral, de orçamentos, de política fiscal, de subsídios comunitários, de angariação de fundos, sabe da poda e costuma ter resposta pronta, na ponta da língua!

Evelino assume a sua candidatura àquelas eleições, como cabeça duma lista de cidadãos independentes das formações partidárias estabelecidas no terreno, que os tempos estão de feição de pugnar antes por diferentes causas sociais, não necessariamente conduzidas por batutas partidárias.

Poucos auguravam sucesso aquela sua lista de independentes, menos ainda, desde que, no decurso duma arruada - ocorrida ao terceiro dia de campanha eleitoral - Evelino dá uma brutal queda que, entre outras sequelas, lhe desfaz a dentadura, cuja reparação cabal levaria mais tempo que a restante campanha eleitoral. Apesar de óbvias dificuldades, nomeadamente no andar e no fazer-se entender a propósito, não desiste de presidir a todas as ações programadas, sessões de esclarecimento inclusive, bastante concorridas por sinal.

A lista de independentes sai vencedora.

PS - Entretanto, está a ser proposta, por um grupo de cidadãos (inclui edêntulos), a ereção de um memorial alusivo, no local daquela queda.

 

Eleição.jpg

                                                            Neve (de outubro)?

                                                            Não, panfletos eleitorais...

16
Set21

Infortúnio

Jorge

Veio a público que

V. é empresáriovem sendo indiciado de fraude fiscal.

V. é suspeito de corrupção, de recebimento indevido de vantagens, de branqueamento de capitais, de tráfico de influências e outra vez de fraude fiscal.

Sobre V. impede a acusação de um calote a um banco, de vastas dezenas de milhões de euros.

Duma vez, V. terá conseguido, comprar uma dívida bancária de 54 milhões, por um sexto do valor.

V. estará ainda indiciado de promover bem treinadas operações financeiras, à escala nacional e internacional, amparado na ação proficiente de testas-de-ferro, donde extrai importantes dividendos a seu favor.

 

Mais veio a público que:

V., na sua qualidade de presidente duma agremiação desportiva, vem sendo associado também a procedimentos que podem envolver corrupção desportiva.

V., na sua qualidade de presidente do mesmo clube desportivo, não se livra da suspeita de mandar dar vouchers e enviar emeiles a pessoas certas, para além de se servir de «toupeiras», em locais apropriados, para suposto proveito seu e da agremiação a que preside.

V., na sua qualidade de presidente duma agremiação desportiva, terá ainda tentado fazer uma OPA (oferta pública de aquisição) da SAD (sociedade anónima desportiva) do clube desportivo a que preside que favorecia sobremaneira amigo de longa data.

V., na sua qualidade de presidente dum clube desportivo, terá envolvido em negociatas empresas do emblema a que preside, em proveito próprio (quem, sem receber compensação financeira fixa pela gestão dum grande emblema, não se sentiria tentado, que levante o braço e diga «Eu!»).

 

No caso patente, a Justiça apurou o seu longo braço, disse presente, quer tirar as coisas a limpo, enfim quer saber tudo tintim-por-tintim; lá mais para a frente, se saberá da verdade dos factos a V. apontados …

 

Oração.jpg

"E, por favor, protege-me de mostrar aparência de ter agido mal"

 

16
Jul21

Vidas 5

Jorge

Estavam reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar às cartas, sendo que 3 delas bebericavam bebidas alcoólicas, que um copito afere a adrenalina.

Estavam reunidas essas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar às cartas, sendo que 3 delas eram abstémias, mas escorripichavam água, por indicação médica.

Estavam reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar à sueca, sendo que 3 parceiros também se entretinham a bebericar copázios de vinhaça, cervejota e ginjinha.

Estavam reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar às cartas, sendo 3 parceiros também escorripichavam taças de água mineral lisa, água mineral gaseificada e da torneira.

Estiveram reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar às cartas, sendo que, terminada a função, o trio vencedor deitou abaixo mais um penalti, uma jola e um copito de água-pé, para comemorar.

Estiveram reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar à sueca, sendo que, terminada a função, o trio vencido deitou abaixo mais uma água tónica, uma água destilada e outra da nascente, para desopilar.

Estiveram reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar às cartas, sendo que, no fim da jogatina, o trio vencedor foi acusado de fazer batota, pelo trio perdedor.

Estiveram reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar à sueca, sendo que, no fim da jogatina, o trio perdedor foi acusado de mau perder pelo trio vencedor.

Já não estavam reunidas as 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar às cartas, quando acudiram os filhotes do trio vencedor.

Já não estavam reunidas as 6 pessoas que se conheciam, em torno de uma mesa, a jogar à sueca, quando acudiram o(a)s consortes do trio vencido.

No sítio onde estiveram reunidas 6 pessoas que se conheciam, em torno duma mesa, a jogar à sueca, filhotes e consortes armaram um escabeche inesquecível.

6 dias volvidos, aquelas 6 pessoas que se conheciam estavam reunidas de novo, em volta duma mesa, a jogar às cartas, ganharam os abstémios e todos se retiraram nas calmas.

E foi a última vez que aquelas 6 pessoas que se conheciam, se puseram a jogar à sueca, em torno daquela mesa entretanto subtraída ao domínio público.

13
Jul21

Nada de confusões

Jorge

Consta que um senhor professor a exercer o seu magistério num templo do saber do Porto hesitou em entregar uma prova de um exame final a uma moça estudante porque ela estaria demasiado destapada presumo eu que a jovem teria muita boa apresentação e seria portadora de traje revelador um decote um recorte ou qualquer coisa no género ora é sabido que tais minudências podem desviar a atenção dos vigilantes para outros circunstancialismos impedindo assim o cabal cumprimento de tarefas associadas.

Nas redes sociais o profe ouviu das boas e tem um inquérito disciplinar à perna.

 

Consta que uma socialite internacional de visita à cidade de Roma quis aproveitar o ensejo para visitar o museu mais cotado do mundo e o principal templo de oração daquela cidade e do mundo católico mas apresentou-se de vestidinho muito revelador de peles e carnes subjacentes pelo que alguém lhe gritou alto e para o baile e ela tapou a elegante figura de cima a baixo com um casaco que se valia pouco na altura agora talvez possa valer uma fortuna.

Nas redes sociais os comentários foram basto abonatórios para a senhora que apenas meteu água por desconhecimento do dress code.

 

Nos temp(l)os que correm um dress code faz toda a diferença…

Dress code.jpg

(Tradução livre: "Ó irmã Catarina, a Ordem facilitou um pouco o dress code, mas nada de exageros"!)

12
Jul21

À competência

Jorge

Aquela senhora surge basto apelativa, num habitual programa dum canal de tevê, em que, de 2ª a 6ª, quase faz figura de corpo presente. O vestido alapa-se ao corpo – escultural, de verdade -, com um grande decote, parcialmente revelador de um par tenso de seios e uns mamilos a corresponder, entre outros pormenores daquela figura impagável.

      Uma senhora jornalista, moralista assumida, não deixa escapar a oportunidade de escrever numa rede social:

- É espantoso como a tevê pública continua a usar mulheres como adereços, duma forma repugnante.

      Mais:

- Afinal, não há obrigações de cumprir os mínimos em termos de respeito pelos princípios constitucionais e pelos planos para a igualdade?

      Leva com muitos comentários escapistas, tipo:

- As mulheres têm direito a andar (na rua) como quiserem, sem serem importunadas.

      Ou este:

- A moça veste-se como quer, como lhe apetece e como lhe der na real gana.

          Sabe-se que as empresas de tevê privadas vão exigir, em tribunal supremo, o cumprimento rigoroso do respeito pelos princípios constitucionais e pelos planos para a igualdade por parte da tevê pública.

Branca de neve numa tevê privada.jpg

Branca de neve numa tevê privada

 

04
Jul21

Preciosismo

Jorge

- Grande jogo de futebol ontem, viste?!

- Sim, vi aos bochechos, alternei com a telenovela.

- Porreiro, pá, ganhámos!

- Vocês andam cá com uma vaca, rapaz!

- Referes-te ao facto de o golo da vitória ter sido conseguido, em tempo de compensação da 2ª parte?!

- Sim o golo da vitória que foi obtido aos 90+3+8 minutos de jogo!

- Não, senhor, o golo da vitória foi obtido, aos 90+8 minutos do jogo, não exageres, pá! Onde foste buscar essa coisa de mais 3m?!

- Quem te disse que o tempo de compensação da 1ª parte não conta, pá?!

- Se calhar tens razão, assim ainda sabe melhor!

- Ora nem mais!…

relógio.jpg

 

 

03
Jul21

Prolato

Jorge

Nas lágrimas fica perpetuada a memória

 

Naquele tempo, deram-se grandes incêndios - deflagrados por causas estruturais e causas conjunturais ainda por precisar, em toda a sua extensão -, com fúria dantes nunca vista numa região recôndita dum extremo peninsular do mundo setentrional revelado.

Um evento excruciante que provocou muito choro e ranger de dentes.

Uns breves anos após o infausto acontecimento, soube-se que estava disponível massa monetária expressiva (em áureos, becas e dracmas), para que fosse cumprida uma homenagem a quem tinha partido de forma tão inglória.

Logo, alguns patrícios avançaram com a ideia de um memorial, com diversas valências, uma das quais era a fartura de água, líquido que purifica e apaga e que tinha estado bastante omisso, na altura da conflagração.

Por sua vez, um grupo de plebeus avançou com o propósito de multiplicar bocas de incêndio, por tudo o que era povoado na região, fazendo antes fé na máxima que dita que a melhor maneira de venerar os mortos é cuidar bem de quem ficou vivo.

Foi feito um apelo a Salomão, para uma sentença definitiva, afinal o pecúlio disponibilizado deveria ser destinado preferencialmente a satisfazer os primeiros, ou os segundos?

Não foi possível uma decisão vinculativa, posto que sua majestade – sempre muito ocupada – desta feita, tem andado a fazer as honras à rainha do Sabá. Audiência adiadas sine die.

(A recordação é o perfume da alma).

Lágrima.jpg

 

30
Jun21

Atordoamento ligeiro

Jorge

Com base em estudo recente - 1ª década do sec. XXI -, as principais fontes do orgulho em ser português residem sobretudo nas seguintes variáveis (em 10):

. História;

. Desporto;

. Literatura e Artes.

As variáveis que menos contribuem para o orgulho nacional são:

- Tratamento justo aos cidadãos;

- Economia;

- Segurança Social.

Percebe-se, assim, que, por estes dias o orgulho nacional, esteja algo machucado.

Atordoamento ligeiro.png

 

25
Jun21

Há com cada uma!

Jorge

- Olhe, por favor, não me pode dar uma garrafinha de água da torneira?

- Lamento, mas não me vai fazer subir ao 3º andar e voltar!

- Desculpe o incómodo!

- É que o prédio não tem elevador, é só por isso...

- Preciso de uma garrafinha com água para resolver um problema do carro que empanou ali, está a ver?

- Pronto, aqui tem a sua garrafa de água!

- O senhor comprou essa água para beber, não se incomode, vou bater a outra porta!

- Faço questão, sejamos uns pelos outros!

Assim mesmo!

Bártolo trazia consigo um saco com compras, feitas numa sucursal de um hipermercado que ficava paredes-meias com o prédio em que costuma habitar.

Bártolo, por acaso nunca comprava garrafas de água, só garrafões, mas desta feita fê-lo, porque previa sentar-se um pouco, a meio do percurso, de volta a casa. Fazia um calor de criar bicho.

Por impulso, Bártolo seguiu sempre direto, até à porta de casa, onde foi abordado, por uma condutora aflita.

Quando Bártolo alcançou a varanda do 3º esquerdo, o carro empancado tinha continuado o seu percurso.

17
Jun21

Há com cada um!

Jorge

No início dos festejos, por um título conquistado na principal competição futebolística, o treinador da equipa vencedora tomou a palavra, na praça da Reinação e disse de sua justiça:

- É só para avisar que ninguém vai para casa sem deixar a praça limpa, ok?

No fim, quase ninguém fez o favor de lhe seguir o conselho.

- O futebol é apenas o futebol. Há coisas mais importantes, pelas quais temos de lutar.

Houve uns comentadores, no local, que lhe acharam piada!

- (Seria bom) começarmos a olhar para os nossos adversários e quando eles ganharem, também lhes dar mérito, porque só assim é que, quando nós ganhamos, eles nos vão começar a dar mérito.

Muitos dos presentes preparavam-se para o patear, mas contiveram-se, não fora aquela uma ocasião sacra de fervor clubístico, que ao bem calar chamam santo.

- (Sejam capazes de) se unirem, se tiverem a força, se tiverem a exigência que têm no futebol noutros aspetos de Portugal, na nossa economia, na nossa saúde, na nossa educação, nós vamos ser um país melhor".

Houve quem achasse que o homem tinha abusado dos copos, outros não acharam piada a que se misturasse política com desporto, mas não lhe levaram a mal; em dia de celebração, há sempre lugar à comoção.

Os festejos prologaram-se por muitos dias e noites, em muitos locais, pelo que não se deu muito tento às tiradas do mister, eu por exemplo só agora falo no assunto, decorridos 2 anos e picos sobre o sucesso!...

Há com cada um!.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2011
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2010
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2009
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub