Diletantismo quatro
Diletantismo quatro
A luz ténue do dia, há pouco surgido, permite-lhe descobrir, em cima da sua secretária, uma mensagem em papel fino e perfumado, contendo este decálogo (terá ali havido mão divinal?):
1 - Só é bom lutador quem sabe lutar consigo próprio.
2 - Saber baixar a bolinha, ou fazer um compasso de espera, na altura certa, é uma virtude.
3 – A amizade fecha os olhos, amor é cego.
4 - A vaidade é o alimento dos tolos.
5 – A competição pode ser estímulo; como pretexto para aniquilar a concorrência é contributo para a barbárie.
6 - Pior que ser agarrado ao pó é ser agarrado ao poder.
7 - Nas refregas, convém saber escolher os aliados, eles podem ficar-se a rir, por fim.
8 - Não batas nos teus, que, um dia, deles necessitarás.
9 – Sabes o que aconteceu a um jogador a quem o presidente do clube apelidou de «menino mimado»? Rescindiu e nunca foi inculpado.
10 - Não te esqueças nunca de aviar a medicação prolongada.
Empalideceu primeiro, arrepelou-se depois e mais tarde rasgou as vestes, numa palavra, o senhor passou-se. Gritou às 4 paredes que nada, nem ninguém o faria descer do pedestal, cambada de ingratos, foram 5 anos de sucessos, sim o clube sou eu e o seu inverso também, só os biltres se recusam a reclinar-se perante os meus conseguimentos, acima de mim ninguém (o Criador, ao ouvir tal, terá ficado sem pinga de sangue)!
Como teria alguém conseguido ali entrar?
O senhor permaneceu no gabinete, ensimesmado e em prolongado blackout; entretanto, pôs-se a alinhavar um plano de ação/retaliação que haveria de passar ao papel para recolher assinaturas dos colegas de administração da entidade patronal. Eles vão ver como elas lhes mordem!
Depois, ainda naqueles preparos, o senhor desarvorou rua abaixo, em busca dum escritório onde encomendou a ereção dum bunker pré-fabricado. Dava tanto jeito ao senhor que não demorasse a fundação...
PS1 – Uma produtora de telenovelas, solidamente estabelecida no mercado audiovisual, terá endereçado um convite ao senhor, no sentido de conseguir a sua colaboração como guionista. Para já levou tampa, a seguir se verá!
PS2 - Não se confirma que o senhor tenha recebido um convite, por parte de uma novel formação populista, para ser cabeça de cartaz.
(A quem possa interessar, consta que Nero terá mandado incendiar Roma, para gáudio pessoal...)