Zelos XI
O Sr. Treinador-de-Futebol A proclama, alto e bom som, que o Sr. Treinador-de-Futebol B é um boneco.
O Sr. Treinador-de-Futebol A insinua que o Sr. Treinador-de-Futebol B é um boneco tipo bonifrate, ao estilo daquele que um seu filho gosta de manipular.
O Sr. Treinador-de-Futebol A, provavelmente instado por forças da manutenção da moral e dos bons costumes, diz, numa preleção posterior, que não foi sua intenção ofender o Sr. Treinador-de-Futebol B, mas não pede desculpa.
(Enfim, tinha vestido a pele do lobo, sem querer... Pedia ter optado por pedir desculpa, à boa maneira dos políticos hodiernos, dotados de bons afetos, que os parentes dele não caíam na lama, presume-se!)
Depois destas 2 conversas do Sr. Treinador-de-Futebol A, o Sr. Treinador-de-Futebol B vem a terreiro proclamar, alto e bom som, os princípios que norteiam a sua visão do mundo do futebol profissional.
Depois destas 2 conversas do Sr. Treinador-de-Futebol A, o Sr. Treinador-de-Futebol B insinua que o Sr. Treinador-de-Futebol A afinal se propunha desestabilizar a agremiação que representa, na linha de muitos outros que giram em torno do futebol de trazer por casa, desde o início da temporada futeboleira.
Depois destas 2 conversas do Sr. Treinador-de-Futebol A, o Sr. Treinador-de-Futebol B, provavelmente instado por forças da manutenção da moral e dos bons costumes, não deixa a mais pequena pista que irá apresentar queixa, em sede própria, contra o Sr. Treinador-de-Futebol A.
(É filho de boa gente, é tanto quanto lhe basta!)
As instâncias todas do Futebol também não mexem um dedo, que os folclorismos e os quiproquós alimentam os mercados associados.
Consta que os bonecos de S. Aleixo - há pouco, entronizados com o título de património cultural imaterial da Humanidade - não se importariam de dizer de sua justiça destas conversas... de bonecos. E, como quem não quer a coisa, também se davam a conhecer à gente e a gente ficava contente com a promoção deles, naturalmente.
PS: Os bonecos do antecessor do Sr. Treinador-de-Futebol A não tiveram grande saída, mas que foram um pontapé-de-saída premonitório, isso foram!...
Amor é... o que te leva a comportar-te como uma marioneta.